segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Drama do Enem 2010

Com meu irmão mais novo envolvido na realização da prova do Enem desse ano, acabei me aproximando de toda a bagunça que assolou o Brasil nesta segunda-feira.

Com o meu mais novo hobby/distrator/incômodo, o Twitter, naveguei por alguns dos Trend Topics do dia 08 de novembro e não pude deixar de notar algumas questões interessantes.

Com a decisão da juíza do Ceará de suspender as provas – sim, suspender, porque cancelar é outra novela - e a decisão do Ministério da Educação de recorrer a esta deliberação, formam-se duas vertentes: aquelas a favor do cancelamento do concurso, e aquelas contra.

A parte interessante é a serviço de que encontram-se estas vertentes. Passeando pelo Twitter, vi os posts de muitos concorrentes de meu irmão caçula. Parte deles, raivosa por ter estudado tanto e obtido bons resultados para, depois, cancelarem a prova. A outra parte, preocupada por não ter tido sucesso em função dos erros e inquieta com a injustiça de uma possível permanência de uma prova com problemas com o processo avaliativo.

Agora, da primeira população – vou chamá-los de bem sucedidos – temos uma parte legitimamente nervosa por seu esforço ter sido em vão. A outra parte apenas quer que o concurso permaneça porque, afinal, “se deu bem”.

Da segunda população – os mal sucedidos – parte realmente foi prejudicada pela prova mal elaborada e a outra parte defende sua anulação somente porque “se deu mal”.

Desses dois grupos ainda saem alguns que apóiam ou não o cancelamento do concurso porque o “PT é um bom governo” versus “o PT é um mal governo”. Gente, as eleições terminaram semana passada!

Tudo isso, embora questionável, faz parte de uma população característica brasileira e também, nada mais é, do que parte das inconsistências típicas da adolescência e do período difícil e precoce que é o de precisar definir uma universidade, uma carreira, um futuro. Isso se reflete nos meios de comunicação.

O que é ridiculamente absurdo é um Ministério, do calibre que precisa ser o da Educação, responder a isso de forma tão grotesca; e a Imprensa, que deveria mostar a notícia com idoneidade, se aproveitar disso para cair em cima de um governo.

Eu não manifestarei nenhum lado nesta disputa. Sou apenas uma observadora crítica que adoraria que este post fosse aos jornais.

Estava assistindo a notícia sobre o Enem no site do Fantástico. Nele, dizia que o MEC havia feito uma declaração, dizendo que muitos alunos estavam tumultuando as redes sociais porque eles já haviam “dançado” no Enem. Estes alunos estariam sendo monitorados e poderiam ser processados pelo INEP. Peraí! Deu medinho de um bando de gente que mal saiu das fraldas? Começaram a monitorar adolescentes bagunceiros por dar opiniões, sejam por que razões forem? Hum, já soube disso acontecer um tempo atrás e tenho quase certeza que foi em torno de 1970, não?

Bom, meu recado com esse post vai junto com um “boa sorte” pro juiz que for julgar esse caso - sim, juiz, porque alguém tem que avisar o Ministro que não é ele quem decide! Além disso, seria bom que todos se dessem conta que isso vai muito além de nós e nossas questões pessoais, mas do que é o melhor para todos.

Desafio Literário 2011

Já estão abertas as inscrições para o Desafio Literário 2011. O desafio propõe a leitura de, pelo menos, 12 livros no ano de 2011, um por mês.

A idéia é estimular as pessoas a saírem de suas zonas de conforto e começarem a ler temas diferentes daqueles à que estão acostumadas. Por isso, o Desafio Literário estabelece os temas a serem lidos a cada mês. O leitor deve escolher qualquer livro daquela temática e ler no mês estabelecido. Na última semana do mês, deve postar em seu blog uma resenha do livro.

As temáticas são as seguintes:

MÊS

TEMÁTICA

Janeiro

Literatura Infanto Juvenil

Fevereiro

Biografias e/ou Memória

Março

Romance Épico

Abril

Ficção Científica

Maio

Livre Reportagem

Junho

Peças Teatrais

Julho

Novos Autores

Agosto

Clássicos da Literatura Brasileira

Setembro

Autores Regionais

Outubro

Nobel da Literatura

Novembro

Contos

Dezembro

Lançamentos do Ano



Eu já estou definindo a minha lista de livros e em breve postarei ela aqui no blog. Também vou publicar a lista de livros reserva e algumas outras sugestões de livros pra quem precisar de idéias.

Para quem quiser mais informações, segue o link do DL: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/search/label/DL%202011

Ah! Tem prêmios pra quem vencer o desafio!

Boa leitura a todos!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Halloween, Scream Awards e Eleições

Halloween, Scream Awards e Eleições, tudo no mesmo dia. Alguém achou que podia dar certo?

Como eu já disse no post anterior, não vou assumir uma posição política porque a idéia nunca foi essa. Tudo que eu quero com esse blog é escrever e pra isso não preciso espalhar minha posição partidária online.

Agora, nada me impede de ironizar o fato de que o segundo turno das eleições mais desesperadas da história do Brasil aconteceram no dia dar bruxas. Achei interessante, mesmo que no Brasil a gente nem comemore dia das Bruxas, o que é uma pena.

Aliás, falando das eleições e independente do resultado, preciso dizer que a coisa toda foi terrível. Que luta desesperada pelo poder, não? Vocês chegaram a ouvir os Jinggles no rádio, TV, etc? Todos vergonhosamente ofensivos. Quer dizer, o que será que está pra acontecer agora? Ninguém luta tanto por algo se não for quase vital, não? É intrigante e algo me diz que descobriremos logo logo porque vencer este ano (para qualquer um dos lados) foi tão importante, afinal.

Agora, sobre os Scream Awards. Assisti agora a pouco. Tenho o hábito de assistir a essas premiações cinematográficas e esta em especial porque eles não se levam realmente a sério. Claro, quando o público elege a Kirsten Steward como melhor atriz não dá pra se levar muito a sério mesmo. E é isso que é legal! Quer dizer, o Oscar premiou a Sandra Bullock ano passado e eles ainda se acham respeitáveis...pfffffffff

Bom, seguem os vencedores desse ano:

The Ultimate Scream: Inception

Melhor Filme de ficção-científica: Inception

Melhor Filme de Fantasia: Eclipse

Filme Mais Aguardado: Green Lantern

Melhor Filme de Terror: Zombieland

Melhor Programa de TV: True Blood

Pior Filme do Ano: Piranha 3D

Melhor Actriz de Fantasia: Kristen Stewart em Eclipse

Melhor Actriz de Terror: Anna Paquin em True Blood

Melhor Actor de Terror: Alexander Skargard em True Blood

Melhor Vilão: Mickey Rourke como Ivan Vanko em Homem de Ferro 2

Melhor Participação Especial: Bill Murray em Zombieland

Melhor Cena de Mutilação: A transformação cirúrgica em centopeia humana de The Human Centipede

Melhor Cena do Ano: Cena de sexo a 180º em True Blood

Melhor Filme 3D: Avatar