quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lembra de Mim - Sophie Kinsella (Livro Reserva)

Oi, pessoal! Feliz 2011!!!

Bom, como relatei em meu último post – no ano passado :P -, entrei no Desafio Literário 2011 (mais por precisar regrar minhas leituras do que por achar que eu realmente tenho a chance de algum prêmio). Enfim, o primeiro item da lista, para janeiro, eu já li – aproveitei os primeiros e poucos dias de férias que eu tive pra isso.

Sophie Kinsella é bem conhecida, especialmente agora que seu livro “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” chegou aos cinemas. Eu já havia lido todos os livros da autora, inclusive o último “Twenties Girl”, que eu comprei em Londres quando havia acabado de ser lançado por lá (lançamento, £3,99 – dá pra acreditar?). No Brasil, só chegou há alguns meses. Porém, a sinopse de “Lembra de mim” não havia me atraído muito, de forma que fui adiando a leitura e já que o tema de janeiro é “literatura infanto-juvenil”, decidi ler o único livro da autora em que ainda não tinha posto meus olhos.

Segue, abaixo, então, a resenha. Enjoy!


Lembra de Mim - Sophie Kinsella (Livro Reserva)

A história fala de Lexi, uma jovem de 28 anos que sofre um acidente de carro e perde a memória de seus últimos três anos de vida. Quando ela acorda no hospital, sua última lembrança é de 2004 (o livro é de 2007) quando ela tinha dentes tortos, um emprego mau valorizado, cabelos sem brilho, amigas fieis, um namorado idiota, unhas roídas e alguns quilinhos a mais. Ao acordar, ela tem um marido milionário, um cargo importante no trabalho, unhas e cabelos belíssimos e um corpo perfeito.

Passamos algumas dezenas de páginas achando, aquela, a vida dos sonhos e como o gênero de Sophie Kisella sugere, a gente começa achar que deve haver algo de muito errado com tudo. Descobrimos, então, que ela é a “chefa” mais detestada que existe, perdeu as amigas e que seu marido é quase como um utilitário, tem até manual de instrução – literalmente. Ah! E ela tem um amante.

Sim, um amante lindo, romântico que vira tudo de pernas pro ar – exatamente como deveria ser.

Entre idas e vindas e todo o desespero que cada um das obras da autora incita, Lexi luta para encaixar sua vida e encontrar suas memórias, com muita dificuldade. Não vou contar se ela recupera as lembranças ou não, mas devo dizer que gostei do final.

Acho que a maior mensagem do livro é que nenhuma vida dos sonhos é completa se você não se reconhece dentro dela. Por mais difíceis que sejam as coisas, precisamos estar de acordo com o que somos porque, no fim das contas, é isso que vale, não é? Teremos que conviver conosco pra sempre! Então, o ideal é que sejamos a melhor versão de nós mesmos.

7 comentários:

naomi disse...

a premissa é interessante, se um dia eu ler algo da autora esse estará no topo da lista.

Daniela disse...

Nunca li nada da autora. Achei interessante o argumento, mas não sei se colocarei na lista de livros obrigatórios...

De qualquer maneira, uma ótima resenha.

Beijos

Patricia disse...

Obrigada pelos comentários!
Eu não achei o melhor livro da autora, mas recomendo a leitura dos livros como diversão. :)

disse...

O livro parece ser interessante.
Alía, gosto muito da autora.
Mas, penso que o livro não se adequa ao tema deste mês proposto para o desafio.
Abs, Rê

Vivi disse...

Realmente não é um livro infantil, nem juvenil. É chick-lit. Falha nossa, pois deixamos esse livro passar. A quantidade imensa de listas para ler deve ter contribuído para que isso acontecesse. Peço desculpas. Agora, deixemos como está. No mais, também considero a autora e seus livros divertidos. Ótima participação.

Patricia disse...

Eu considero o gênero dela ainda um pouco juvenil, embora esse não pareça mesmo se encaixar. De qualquer forma, passou, então fica como está, até pq no momento não vai dar tempo de ler outro, hehe...

Cristina Tronco disse...

parece aquele seriado nao??
rsrsrs
gostei da resenha pati! e que venha o de fevereirO!
bju