domingo, 2 de maio de 2010

Alice no País das Maravilhas

Voltei do cinema ainda a pouco e ainda estou com problemas pra falar do filme. Acho, inclusive, que os problemas começam justamente aí. Pô, é Alice no País das Maravilhas, eu deveria ter muito a dizer, não?

Mas acalmem-se, eu não vou dizer que o filme é ruim. Claro que não é. Precisa muito pra destruir a Alice e, com certeza, o Tim Burton nunca faria isso, por mais "ousado" que ele seja (considerado).

Pra quem não sabe, o filme é uma continuação do livro, então temos uma Alice de 20 anos, já na idade de casar (com um lorde meio disgusting), que retorna a Wonderland ao seguir o coelho branco. Ela não se lembra de já ter estado lá e considera tudo um sonho. Ela tem que ajudar Wonderland a livrar-se da Rainha Vermelha e pra isso precisa ficar do lado da Rainha Branca e matar um dragão de nome estranho. Só que ela não é a mesma Alice que havia estado lá antes (no sentido figurado, claro) e isso é um problema.

Bom, como eu já disse, o filme é legalzinho. Meu problema com isso é que eu esperava que fosse espetacular. A receita parecia prometer: Alice + Tim Burton + Jonny Deep + 3D. Eu queria muito mais do que legalzinho.

Tinha umas tiradas muito boas, como quando a futura-ex-futura-sogra da Alice está com ela no jardim e diz: "eu pedi rosas vermelhas e trouxeram brancas" e a Alice responde "então pinte-as de vermelho", ou quando os personagens, ao verem que a Alice estava com dificuldades para administrar o fato de crescer e encolher dizem: "supostamente, ela deveria se lembrar disso desde a última vez...", mas ainda assim, faltou algo.

Eu pensei que se a atriz que faz a Alice atuasse melhor os problemas se reduziriam, mas não era só isso. Também achei que a guria do Diário da Princesa podia fazer bem melhor como Rainha Branca e que o próprio papel da Rainha Branca devesse ter menos incoerências (cara, os votos dela a proibiam de ferir seres vivos, mas tudo bem mandar um exército e a Alice fazerem isso?), mas isso não resolveria tudo. Cogitei a hipótese de que se o Chapeleiro fosse mais maluco faria alguma diferença, mas também não era só isso.

O que aconteceu então? O que ficou faltando na história da Alice? Será que o Tim Burton se acovardou e optou por não arriscar tanto e deixar a coisa toda meio morna? Concordo com o Chapeleiro quando ele diz que ela "lost her muchness".

De novo, a história é legalzinha e preserva a antiga; eu recomendo que assistam, mas não esperem o fabuloso, apenas uma história boa.

De qualquer maneira, é a Alice! Quem não gostaria de voltar a vê-la, agora em 3D? Quem não gostaria de voltar a Wonderland? Eu sei que já foi bem difícil ter saído de lá.

Nenhum comentário: