segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Leonardo Da Vinci - Sophie Chaveau (Livro Reserva)

Uma das coisas que mais me interessa na vida é estudar a vida alheia. Não por fofoca ou mera curiosidade, mas porque acredito que conhecendo os traços (positivos e negativos) dos outros, podemos selecionar o melhor e excluir o pior pra nossa existência. Podemos aprender muito com pessoas que vieram antes de nós.

Já li diversas biografias. Fui de enfermeiras a rainhas, mas ainda não tinha estudado plenamente a genialidade. Sim, porque essa é a vida de Leonardo Da Vinci: genialidade pura.

A época em que Leonardo viveu se destacou, entre outras razões, pela disseminação da arte. Ainda assim, acho uma pena que os mais leigos só conheçam Da Vinci pela Mona Lisa. Particularmente, considero que a pintura não foi a maior de suas realizações.

E para aqueles que estão chocados com essa afirmação, dou dois conselhos: visitem o quadro em Paris e leiam o livro.

Eu aprecio a arte, acreditem, mas o cara estudou geologia, anatomia, botânica, astronomia, musica, matemática e arquitetura. Há projetos seus que só foram entendidos há alguns anos atrás e as pessoas ainda se preocupam com o significado do sorriso da Gioconda? Se questionam quanto à ele ter sido membro do Priorado do Sião porque Dan Brown disse que sim? Ah, tenham paciência!

Enfim, algumas amigas minhas brincam comigo dizendo que eu leio essas biografias porque estou estudando para ser gênio. Bom, o livro mostra que ser gênio exige, sim, muito estudo e não somente a genética elevada que alguns consideram importante. À elas, então, eu respondo que apenas acredito que há um lado de Da Vinci que poderia ser bem util à humanidade.

5 comentários:

Vivi disse...

É sempre bom aprofundar o conhecimento sobre a vida e obra das grandes figuras da arte, da cultura e do conhecimento em geral. Bela resenha e ótima dica de leitura.

Bjs

Patricia disse...

Thanks, Vivi!
E que venha março!
Bjs

Michelle Timmers disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle Timmers disse...

Não me empolgo muito com biografias, li a do Sidney Sheldon, pra ser exata, mas admito que Da Vinci foi um gênio...
Alguém conseguir usar matemática para comprovar beleza é algo realmente genial...
Concordo que pintura não foi o seu melhor...
bjks

Jana disse...

Pois é Paty, completamente de acordo! Fui numa exposição, qd eu vivia em Buenos Aires, sobre a vida de Da Vinci e realmente me impressionei com todas as suas obras! A sua visão no campo da anatomia humana e das máquinas (já viu o desenho do "avião" dele?) era no mínimo "genial". O mais legal é que daí vc ainda vê a humildade do cara em uma das suas frases, pedindo desculpas a Deus, por ter feito tão poucas realizações hehe. Daí é de nós, pobres mortais, nos matarmos. Beijos pra minha autora distante.