quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dunga x Globo

Essa é uma disputa à parte nesta Copa do Mundo. E não é novidade pra ninguém; de fato, está ridiculamente escandalosa. Tão escandalosa que, no último domingo (22), no horário nobre do Fantástico, o repórter da emissora fez uma declaração, expondo a insatisfação da emissora frente a atitude do técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Eu já vi a Globo fazer todos os absurdos possíveis e não acho que eles vão parar por aí, mas tudo nessa vida tem limite e acho que a Globo é tão megalomaníca e narcisita, que eles acham que os limites não valem mais pra eles.

Agora, antes de eu continuar. Quem já leu meus posts anteriores sabe que eu tenho listas de desaprovações a muito do que o Dunga anda fazendo, inclusive sobre sua postura frente a mídia, por isso não considerem estes comentários fruto de alguém que o apóia incondicionalmente. Só estou tentando ser justa.

É claro que o Dunga enlouqueceu. Resolveu fazer tudo como bem entendia e ainda mostrou pro mundo todo que ninguém nunca lhe ensinou que é feio falar palavrão. Ele não tem postura frente a imprensa, é desrespeitoso com o juiz e ainda incita os jogadores a cometerem faltas inconcebíveis, como no jogo contra Costa do Marfim, em que gritou para alguém (não lembro quem), para agarrar o braço do adversário que, sabidamente, estava recém-operado. É vergonhoso para qualquer um – e não apenas para nosso país, mas para qualquer membro da classe vinculada ao esporte – que alguém, cujo cargo é tão fundamental, tenha uma conduta tão lamentável.

Porém, todo mundo comete erros. O Dunga, claro, não deveria se dar ao luxo de cometer tantos, mas condená-lo não é nosso papel. Podemos ter nossa opinião, mas não devemos deixar de ser justos. E, me desculpem, mas jogar o país todo contra o cara, considerando que ele tem uma seleção atrás, em horário nobre, por causa de picuinha, é tudo menos justo.

Eu posso estar sendo reducionista quando falo em “picuinha”, mas mesmo que se trate dos milhões que a Globo paga e recebe pelas reportagens, não acho que valha a pena, se o objetivo final é ver o Brasil vencer. Podem todos considerar o Dunga inconseqüente por suas posturas, mas a da Globo não é e nunca foi a mais ética. Pelo contrário, costuma ser manipuladora para conseguir aquilo que quer, sem se importar com os prejuízos que pode causar aos outros.

Como prefiro tirar o melhor de tudo e já que o Dunga vai perder o cargo assim que pisar em território brasileiro – senão antes -, devo dizer que gosto da atitude que ele teve de desafiar a todo-poderosa Rede Globo. Ele está longe de ser um exemplo, mas certamente ficará na história como um daqueles que não cedeu às estratégias manipuladoras desta que é a emissora mais prepotente do país.

Nenhum comentário: